domingo, 20 de novembro de 2011

O pensador indiano Ranganathan

O termo grego “biblioteke” gerou a palavra biblioteca, que significa ambiente de livros, uma edificação que guarda livros. Atualmente, a biblioteca pode ser concreta ou virtual, e oferece aos usuários leitores acessos à livros, manuais, periódicos e monografias.

O pensador indiano Ranganathan instituiu cinco leis fundamentais para a biblioteconomia:

1. Os livros são para serem usados;
2. Todo livro tem seu leitor;
3. Todo leitor tem seu livro;
4. Respeito o tempo do leitor;
5. A biblioteca está em constante crescimento.

No campo da biblioteconomia, o bibliotecário sempre esteve atrelado ao caráter físico de uma biblioteca, mas com o advento da internet e das bibliotecas virtuais, o profissional em biblioteconomia está se expandindo para outras áreas, além da tarefa tradicional de organizar e entregar livros.

A palavra “biblioteconomia” deriva de biblioteca que possui o prefixo “biblio” (livro), o trecho “tec” provém de “theke” que significa caixa. A profissão em biblioteconomia sempre está relacionada com os livros físicos e espaço físico de uma biblioteca e seus serviços.

Mas, nos últimos anos, principalmente com o advento da informação virtual e portátil independente do papel e qualquer suporte físico, o profissional em biblioteconomia é aquele que trabalha com a informação. Além de um livro ou jornal, a informação pode estar num cd, site, arquivo pdf, entre outros.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Eu fui ao XII Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação da Região Sudeste e Centro-Oeste. Foi bom!

sábado, 1 de outubro de 2011

Atribuições do Técnico em Biblioteconomia

Sei que se voc~es frequentam um curso Tecnico em Biblioteconomia é por que você acreditam na formação técnica independente da dificuldade que você enfrentam no curso. Quando fazemos um curso qualquer que seja devemos antes de mais nada e no mínimo observar a legislação vigente e publicada pelo orgão de classe e competente no assuntos. Nós Temos o nosso. Em nosso caso é o Conselho Regionão de Biblioteconomia da 1ª Região situado em Brasília. Ele juntamente com o Conselho Federal de Biblioteconomia são as autoridades institucionais máximas que cuidadam da carreiras de nós biblitoecários e dos técnicos em biblioteconomia. Os conselhos podem combater o exercícios irregular da profissão, bem como abrir vagas no mercado de trabalho. O poder dele é amplamente maior do que qualquer secretaria de Estado como é o caso da SED/MS. Sendo assim, veja as atribuições que constam no Diário Oficial da União de 09 de Abril de 1998, páginas 168, 169 e 170 para o técnico em biblioteconomia. Não consegui fazer o dowload em minha máquina para fazer o envio anexado, mas é so você clicar no link e boa leitura. Atenção! Imprima e guarde essas três páginas, elas são informações oficiais e vigentes sobre o curso que voce está fazendo. Obs: alguns poucos tópicos das atribuições do Técnico em Biblioteconomia estão um pouco desatualizados, mas apenas devido as mudanças rápicas com o uso da informática. Fique atento, todas as atribuiçõeos constantes no documento são importantes. Veja abaixo:


Primeira página: http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=09/04/1998&jornal=1&pagina=168&totalArquivos=176

Segunda página: http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=09/04/1998&jornal=1&pagina=169&totalArquivos=176

Terceira página: http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=09/04/1998&jornal=1&pagina=170&totalArquivos=176